segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Questões Teológicas

Você já parou para pensar que, se existe Deus, como deve ser terrível ser Deus? Como deve ser infeliz a vida de alguém que sabe tudo, pode tudo, está em todos os lugares. Não há desafios, surpresas, toda a história do universo está clara à sua frente, sem nenhuma alteração. Todos os fenômenos são conhecidos, nenhuma idéia pode ser original. Não poder se emocionar ou decepcionar com a raça humana ou qualquer outra, tudo está definido.
Prefiro pensar que, se existe um Deus, ele não é perfeito. A experiência (constatação de padrões através da repetição de fenômenos) tem me demonstrado isso. Ninguém que pode tudo deixaria uma “filha” ser estuprada, um “filho” passar fome, ou ficar imóvel vendo uma criança definhar com câncer, principalmente se ele é, como alardeiam os de algumas religiões, feito de Amor. Não, ele não pode ser perfeito, nem se importa tanto assim conosco. Se importasse, ligaria de vez em quando, deixaria recados claros da sua presença, não vagos “sinais” somente “interpretados” por pessoas que, geralmente, acabam tirando proveito disso.
Dizem os “sábios”: “As palavras de Deus, seus gestos e desígnios são complexos demais para a limitada mente humana”. Quem decidiu por mim que estes desígnios são complexos para meu diminuto cérebro? Posso dar pelo menos uma olhadinha no índice? Um ser inteligente saberia se fazer entender claramente, mesmo por criaturas estúpidas como os humanos, diminuindo-se como “o Oceano, que é grande por se colocar um pouco mais baixo do que todos os rios”.
Descartes dizia que a simples noção de perfeição na mente de seres imperfeitos como nós era o sinal claro de que Deus existia, como uma assinatura deixada pelo artista, por que para algo ser perfeito, necessariamente deveria existir, senão possuiria um defeito: o “não existir”. Penso que um ser perfeito não conseguiria criar algo imperfeito, mesmo que desejasse, como a maldição do toque de Midas, já que, num átimo temporal, necessitaria primeiramente pensar em algo perfeito, para logo após lhe acrescentar defeitos, reduzir suas capacidades, deixá-lo “humano”. Ora, se este algo perfeito foi criado ou pensado antes dos defeitos serem-lhe acrescentados, o algo necessariamente preveria a possibilidade de falhas e as anularia assim que fossem instaladas, impossibilitando a criação imperfeita por um ser perfeito.
A idéia de um ser embebido em Amor também não é das mais agradáveis. Se ele sente Amor, só pode ser por ele mesmo, já que tudo saiu dele. Narcisista, eternamente afundado no lago inebriante de sua paixão própria, parece a imagem de um drogado ou alcoólatra, chapado até a alma, auto-suficiente, embevecido com a beleza das alucinações na sua mente. Deve ser difícil mesmo escutar um pedido de ajuda de uma “filha”, ou “filho”, num estado desses.
Tampouco pode ser alguém empreendedor, pois as leis universais são auto-reguláveis, sendo desnecessária a revisão periódica, a reunião mensal, a definição de novos rumos, táticas para agradar aos clientes.Se ele existe, e possui raciocínio lógico, sua existência deve ser o seu martírio. Pensando assim (se assim for), acho que me atrevo a sentir pena de Deus. Será que ele deixa?

8 comentários:

Bláh Limberger disse...

Este texto foi criado no início da minha fase agnóstica, quando ainda aceitava a possibilidade da existência de algo sobrenatural. Graças a Dawkins (Deus, Um Delírio), descobri que sou, fui e sempre serei um ateu radical, feliz e em paz depois da descoberta. Acho que esta crônica é a última que tinha no estoque antigo, de agora em diante terei que gerar mais produção (literária?), o que leva tempo e, portanto, peço a compreensão dos menasperqu(eiros, enses, adores, eanos) se não postar com a mesma frequência com que vinha fazendo desde a criação deste nosso espaço. Um grande bláh para todos!!!

Edson M.'. M.'. disse...

Meu prezado Irmão...li o texto e comecei a rir sozinho... todas as argumentações da "NÃO" existência de DEUS ao meu ver, são totalmente infundadas! Negar a existência de DEUS é negar a si mesmo... é ignorar a sua propria vida como ser evolutivo. Jesus, o grande Mestre menciona: "SOIS DEUS E NÃO SABEIS" Com essas palavras lhe digo que eu, vc, nós todos, inclusive a todos existentes no infinito cosmo, ou a todo ser vivo desse planeta ou fora dele, existe uma faisca iluminada e divina em cada um, cuja somatória força divina e iluminada, denomina-se "DEUS". Quanto a questão de que "DEUS" deixa alguns a sofrer por misérias, doenças, etc... indico a leitura minunciosa e com MUITA ATENÇÃO ao livro "PORQUE SOFREMOS" do autor Huberto Rohden. Leitura obrigatória para aqueles que sofrem e não encontram respostas para as suas dores. Poderás entender o por que da existencia das mazelas de nossas pequeninas vidas. Se observar os grandes avatares ou mestres espirituais que marcaram a história humana,todos, aceitaram VOLUNTARIAMENTE o sofrimento, NÃO tanto para ajudar os outros, mas para se realizarem a si mesmos em seu crescimento evolutivo. Ser tentado a revoltar-se contra o sofrimento é humano - deixar-se derrotar pelo sofrimento é deplorável! Meu irmão, se essa nossa vida "TERRENA" fosse uma vida DEFINITIVA, aí sim todo e qualquer sofrimento seria um absurdo! Somos muito além dessa massa corpórea, com isso, a sabedoria divina nos coloca nas infinitas formas de sofrimento, peças fundamentais a serviço da integridade e evolução do ser. A questão não é sofrer ou não sofrer, mas saber sofrer. Veja esses conceitos e reflita: "O sofrimento é a reação das Leis Divinas ou Cósmicas (como queira chamar) contra o pecador ou aquele que desarmonizou essas leis" - "O sofrimento é um fator positivo" - "Sem resistência ou sofrimento não há evolução" - "Quem se revolta contra o sofrimento multiplica os seus males" - "Nenhum homem pode ser realmente feliz, enquanto não se UNIVERSIFICAR, sintonizando sua vida com o DEUS do mundo, no mundo de DEUS". Forte abraço... e quando possivel falaremos pessoalmente sobre o assunto. Edson (edson_rondonia@hotmail.com)

Bláh Limberger disse...

Discordo totalmente de todas as opiniões do Edson postadas acima, exceto de que quando pudermos conversaremos pessoalmente sobre o assunto.
Obrigado pelos comentários, querido amigo e muitas felicidades nas novas empreitadas em Tocantins!!!

Angie disse...

Ei Carlitos, uma vez li num livro(Irmãos Karamazov) a seguinte frase: "Se Deus existe o pecado é permitido"... É bem legal o diálogo que é travado entre o irmão seminarista e o outro irmão. Vale a pena tu ler paras buscar mais inspiração ;)
Agora discutir a existência ou não de Deus é algo muito profundo e complexo que somente pessoalmente ;)
Saudades!!!! Vc faz falta por aqui!!!

Enio Dourado disse...

Que surpresa boa...a sua intelegência eu já conhecia...mas essa capacidade peculiar de passar para o papel tudo o que pensa me surpreendeu muito.
Te desejo o melhor meu velho e querido Ir.´. Boa Sorte!!!

Anônimo disse...

Olá querido Bláh!!

Lí seu monólogo sobre Deus e, como confessou-se um completo Ateu, creio eu, que 50% da Salvação já é sua, sim, porque o Senhor nos diz: "Se confessardes os teus pecados, terá o Reino dos Céus".. so que não é só isto né? precisa arrepender-se também e, justamente falta-te o arrependimento, para ganhar o teu cantinho na morada Celeste.

Mas nao se preocupe, estou orando por ti!! rsrs

Unknown disse...

Indiscutível a ideia (autor... rs rs), de certo que é monotono tudo ser previsísil e ser um "ser" onipotente... porém, digo que não tenho se quer argumentos com fundamentos para tal "ideia" deste meu novo querido Limberger e que respeitosamente aceito, mas que se dirá sempre contraditórios as minhas. Um grande (como se diz por aí) BLÁH a vc!! bjos.

Bláh Limberger disse...

Para quem quiser ouvir um discurso bem esclarecedor sobre religiões, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=_IHQr4Cdx88